sábado, 12 de setembro de 2015

Enem 2015: o que eu posso fazer com a nota do exame nacional?

Exame é principal forma de acesso a vagas em universidades federais.
Programas federais de bolsa de estudos e de financiamento exigem nota.


O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 está com inscrições abertas até 5 de junho no site do Inep. Criado para avaliar os conhecimentos dos estudantes que concluíram o ensino médio, a prova agora também substitui vestibulares no acesso a instituições federais de ensino superior. No entanto, essa não é sua única função.
As notas do Enem são usadas por quem tem mais de 18 anos para obter a diploma do ensino médio. Também são exigidas para o candidato que pretende uma bolsa de estudos pelo ProUni ou financiamento estudantil pelo Fies.
O Ciência sem Fronteiras é outro programa federal que pede boas notas no exame nacional como critério de seleção.
Veja abaixo as funções do Enem e suas regras:

SELEÇÃO PARA UNIVERSIDADES
As notas do Enem são usadas para selecionar alunos para as vagas em universidades federais e outras instituições de ensino.
As universidades podem usar o Enem como único método de seleção, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ou fazer uma combinação entre as notas do Enem e seu vestibular próprio. O Sisu já recebeu a adesão da maioria das universidades e institutos federais e, na última edição, ofereceu mais de 205 mil vagas.
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (PROUNI)
Para disputar uma bolsa de estudos do Prouni, que varia de 50% a 100% do curso de uma instituição de ensino superior privada, o candidato precisa ter obtido nota mínima de 450 pontos no Enem e não pode ter zerado a redação. Na última edição do programa, foram ofertadas 213.113 bolsas em 1.117 instituições.
FINANCIAMENTO ESTUDANTIL (FIES)
Estudantes que concluíram o ensino médio a partir de 2010 e querem solicitar o Fies devem ter feito Enem, caso contrário, não poderão solicitar o benefício. A partir deste ano, o candidato precisa ter obtido 450 pontos no exame nacional e não pode ter zerado a redação.
Pelo Fies é possível financiar os cursos de graduação bem avaliados junto ao MEC. A taxa de juros é de 3,4% ao ano para todos os cursos. Ele pode ser solicitado pelo estudante em qualquer etapa do curso e em qualquer mês.

SELEÇÃO PARA ENSINO TÉCNICO (SISUTEC)
Quem estiver interessado em uma vaga gratuita de cursos técnicos oferecidos em instituições públicas e privadas pelo Sisutec deverá ter feito as provas do Enem. As notas no exame serão usadas para classificação dos concorrentes. A próxima edição do processo seletivo deve abrir inscrições no dia 22 de junho.
CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS
O programa do governo federal oferece bolsas de estudo para intercâmbios no exterior destinado a alunos de graduação e pós. Para participar da seleção de bolsas durante a graduação, é preciso ter feito qualquer edição do Enem a partir de 2009 e conseguido a média mínima de 600 pontos. Os candidatos também são avaliados de acordo com seu aproveitamento acadêmico na universidade.
CERTIFICAÇÃO DO ENSINO MÉDIO
Quem tem no mínimo 18 anos e não concluiu o ensino médio pode conseguir a certificação por meio do Enem. A pontuação mínima é 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na redação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário